sábado, 4 de abril de 2009

PROGRAMA DE ACÇÃO (V)

CONCLUSÃO:
2.4.2 Acordos assumidos
  • Respeitar, defender e fazer cumprir a Moção de Orientação para o triénio de 2008 – 2011 e acordados pelo nosso 9º Congresso, que abarca todos os sectores;
  • Continuar processo de aquisição de uma nova Sede, respeitando acordos celebrados, desde que não ponham em causa a independência financeira e político-sindical do SPM;
  • Prosseguir na defesa dos princípios definidos para a Regulamentação do ECD-RAM, em sede de negociação.

Serviços do Sindicato

  • Actualizar a Base de Dados dos Sócios, de modo a poder comunicar facilmente com eles, em especial através de telemóvel e de correio electrónico;
  • Criar um sistema de “work group”, pelos serviços administrativos/executivo, com agendas partilhadas, agendamento de tarefas e reuniões, suportado pela plataforma tecnológica já existente;
  • Redefinir o modo de funcionamento dos Serviços Administrativos, por forma a potenciar as qualidades dos funcionários;
  • Reorganizar e abrir aos Sócios o espaço da Biblioteca;
  • Pôr a funcionar a biblioteca do sindicato, depois de ser reorganizada e actualizada;
  • Criar um clube de intercâmbio e troca de livros, material didáctico e audiovisuais entre os professores;
  • Criar um clube de leitura, para comentário e discussão de obras após a sua leitura;
  • Estudar a viabilidade, com outros parceiros, da criação duma editora que permita publicar e divulgar teses, trabalhos de investigação e outros produzidos pelos sócios;
  • Disponibilizar um Centro de Recursos, onde os sócios possam compartilhar e utilizar materiais didácticos próprios;
  • Constituir grupo de trabalho para analisar a viabilidade da construção de um Lar para Professores;
  • Constituir grupo de trabalho para analisar a viabilidade da criação duma cooperativa de consumo, que permita aos sócios o acesso directo aos revendedores;
  • Garantir aos sócios o acesso a consultas médicas e a exames complementares de diagnóstico a preços e em condições mais acessíveis do que os actuais.

    2.4.3.1 Atendimento
  • Melhorar a qualidade do atendimento administrativo através da aposta na formação dos funcionários administrativos;
  • Definir procedimentos standards de atendimento;
  • Criação duma ficha de controlo de qualidade do atendimento;
  • Reforçar o atendimento personalizado e com privacidade;
  • Criar um sistema de FAQ´s (sistema de respostas padronizadas) para as questões mais comuns que originem respostas semelhantes;
  • Incrementar o atendimento on-line e via e-mail;
  • Criação dum blogue (página INTERNET interactiva), onde estejam publicados assuntos de interesse para os sócios e onde estes tenham a oportunidade de exprimir a sua opinião, através de grupos temáticos de discussão;
  • Possibilitar atendimento regular na Ilha do Porto Santo.

    2.4.4 Formação
  • Melhorar a capacidade de resposta do Centro de Formação do SPM, colocando-o ao dispor das necessidades formativas dos professores e das escolas;
  • Promover e apoiar acções creditadas e validadas nas escolas que manifestem interesse na sua realização, incluindo o Porto Santo;
  • Pautar a oferta de formação em função de necessidades diagnosticadas, prosseguindo uma lógica de qualificação efectiva;
  • Estabelecer parcerias com outras instituições de formação, com o objectivo de diversificar a oferta formativa e partilhar recursos;
  • Enfatizar a formação avançada e certificada, nomeadamente MBA´s, Mestrados e Doutoramentos através de parcerias estabelecidas com entidades de ensino superior, de acordo com necessidades diagnosticadas, a preços acessíveis;
  • Criar mecanismos para o controlo efectivo da qualidade, da aplicabilidade e da eficácia da formação;
  • Estudar a possibilidade da criação de uma plataforma e.learning (ensino à distancia), que possibilite aos sócios a participação em acções de formação sem que isso implique deslocações;
  • Criar uma “bolsa de formadores” do sindicato, recrutando-os no corpo docente regional para dar formação, como forma de valorizar as competências dos nossos colegas;
  • Rever o Regulamento Interno do Centro de Formação do SPM, a fim de tornar a sua gestão transparente e democrática.

    2.4.5 Grupo de estudos e planeamento (orgão consultivo da Direcção) para:
  • Reflectir sobre e debater sistematicamente problemas e notícias da actualidade, relativos à educação;
  • Fazer com que o SPM tenha opinião formada, possibilitando eventuais tomadas de posição em tempo útil;
  • Emitir e divulgar periodicamente estudos sobre Ciências da Educação, bem como outros temas relativos à profissão;
  • Desenvolver a coordenação do boletim do SPM, do site e do blogue, gerando sinergias e eliminando redundâncias.

    2.4.6 Cultura
  • Desenvolver uma Plataforma de divulgação e promoção de eventos culturais com recurso às competências dos professores e educadores;
  • Realizar com regularidade actividades culturais que dinamizem os sócios e docentes em geral (exposições, tertúlia literária e concertos, entre outro eventos);
  • Promover concursos de artes plásticas, fotografia, poesia e em outras áreas da literatura e das artes;
  • Estabelecer protocolos com outras entidades, a fim de facilitar a divulgação e o acesso aos nossos eventos culturais.

    2.4.7 Departamento de Aposentados
  • Reforçar a oferta de actividades, consoante as necessidades apresentadas pelos colegas em inquérito a promover anualmente;
  • Estabelecer parcerias e intercâmbios com entidades regionais e não só, tendo em vista a criação de uma Universidade Popular;
  • Pugnar por uma aposentação digna e valorizada.

    2.4.8 Acção e intervenção sindical
  • Dar prioridade às questões pendentes da regulamentação do ECD-RAM, nomeadamente a avaliação de desempenho, sem esquecer as questões sectoriais, que deverão promover encontros/plenários;
  • Insistir numa Revisão Global do ECD-RAM, por forma a eliminar as matérias mais polémicas e gravosas;
  • Continuar a lutar pela recuperação do tempo de serviço “congelado”, caso a ALRAM não dê o melhor seguimento à petição;
  • Defender a escola pública como modelo de excelência para todo o sistema educativa, assente numa matriz democrática na sua gestão;
  • Colocar as preocupações com a qualidade da Educação e das aprendizagens como prioritárias porque a sua concretização passa também pela melhoria das condições e pela dignificação e valorização social do trabalho dos docentes;
  • Apostar no diálogo com a tutela na resolução de problemas, sem deixar de defender intransigentemente a classe docente e a escola pública de qualidade, inclusiva e democrática.

    Conclusão

Este é o Programa da Mudança, da Alternativa, a solução mais viável para o fortalecimento e renovação do SPM, tendo em vista melhor Servir os Docentes e a Educação. Não podemos continuar a adiar o inevitável. Os professores e educadores merecem um Sindicato moderno, mais respeitado, mais credível, mais combativo. Compete, agora, aos Sócios decidir. A 15 de Maio, vamos ter que tomar uma decisão: ou votam na mudança, na renovação segura, ou votam na continuação do que, comprovadamente, não serve ao SPM, aos docentes e à Educação.
A Candidatura «Fortalecer e Renovar para Melhor Servir os Docentes e a Educação», como provámos, tem um projecto, tem uma equipa e tem a esperança de alcançar muitos êxitos com e para os docentes!

A nossa vitória será a VITÓRIA dos professores e educadores!