sexta-feira, 3 de abril de 2009

PROGRAMA DE ACÇÃO (IV)

CONTINUAÇÃO...
2.4. Compromissos para o SPM vencer os desafios futuros
Esta Candidatura tem um Programa de Acção, assente na Renovação, e tem uma Equipa competente e com a experiência suficiente para garantir uma mudança segura e cumpridora dos seguintes Compromissos:
2.4.1 Nova Postura
2.4.1.1 Transparência

O SPM adoptará um tipo de gestão aberta, com métodos e processos de tomada de decisão transparentes, em conformidade não só com os seus Estatutos e Regulamentos mas também inaugurando boas práticas, convite a uma participação mais regular e sistemática na acção interna, actuando com clareza em todas as circunstâncias, e assumindo uma prática de comunicação aberta e em tempo útil, cujo exemplo máximo será a publicação das actas das reuniões da Direcção.
2.4.1.2 Compromissos e novas responsabilidades
Servir melhor, procurando antecipar as necessidades dos sócios, de modo a produzir em tempo útil respostas às necessidades emergentes;
Escutar e dar respostas às preocupações e necessidades, oferecendo um serviço humanizado, fundado em padrões de comportamento ético, empatia e respeito pelo próximo;
Responsabilização pelos compromissos assumidos e pelos resultados das medidas implementadas.
Impedir a infiltração, manipulação ou apropriação do sindicato por partidos políticos ou por qualquer das formas de poder estabelecido, nacional ou regional.
1.4.1.3 Excelência e Inovação
Estimular a investigação e a participação de todos os sócios no desenvolvimento de soluções inovadoras para os problemas da profissão, baseadas no conhecimento profundo das realidades colectivas e singulares de modo a poder oferecer a resposta adequada a cada sócio, ultrapassando uma lógica apenas corporativista.
2.4.1.4 Comportamento ético e estético
Base para o reconhecimento e para a confiança social, prosseguindo mais elevados princípios de conduta ética e estética em todas as acções e decisões, colocando sempre em primeiro lugar a defesa da escola pública e o progresso do país;
Tomar posição pública sobre assuntos relevantes relativos à educação.
Representar a classe e o sindicato com o decoro e bom gosto expectáveis.
2.4.1.5 Inclusão
Considerar as necessidades de todos os sócios, na sua diversidade política, cultural, religiosa, de género, de idade e da sua situação profissional, combatendo as barreiras artificiais à igualdade de oportunidades, de acessos à progressão na carreira e a padrões dignos de qualidade de vida.
2.4.1.6 Responsabilidade social
Fomentar o diálogo e a colaboração com os representantes da comunidade, com as associações de pais e outros, na procura de soluções para os problemas da educação, fomentando um espírito activo de responsabilidade social e de cidadania democrática, com a consciência do nosso papel incontornável no presente e futuro da educação das novas gerações.
2.4.1.7 Partilha
Gestão colegial, promoção do trabalho em equipa, de partilha, do assumir de responsabilidades individuais e colectivas, da atenção ao pormenor, incentivo à iniciativa, à inovação, à confiança e à comunicação, procurando assim suscitar nos sócios um genuíno espírito de pertença, traduzido por uma interacção mútua e pela participação de todos.
2.4.1.8 Impulso para a melhoria contínua
Colocar inovação e criatividade naquilo que fazemos, contribuindo para desenvolver as melhores soluções e serviços e para alcançar os melhores resultados, procurando cumprir e mesmo superar as expectativas dos nossos sócios.
2.4.1.9 Valorização das pessoas e com as pessoas
Apostar no desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos trabalhadores, capitalizando todo o conhecimento criado numa importante fonte de informação e diferenciação de todos, possibilitando uma resposta cada vez mais eficaz aos sócios.
2.4.1.10 Suscitar o surgimento de novas ideias e de novas dinâmicas no SPM
Através da limitação do número de mandatos da Direcção evitando uma indesejável profissionalização com o inevitável marasmo, perda de impulso e esgotamento de ideias e soluções.
2.4.1.1.1 Vínculo à Escola
Incentivo à ligação sistemática e regular às escolas de pertença por parte dos elementos da Direcção com redução parcial ou total para actividade sindical.