sábado, 11 de abril de 2009

DENEGRIR O SINDICATO? ESSA É BOA! (II)

Entre outras menos reconhecidas, consideramos quatro ESCOLAS DA ORGANIZAÇÃO. Concretamente: Clássica (H. Fayol e F. Taylor), Psicossociológica (Elton Mayo), Burocrática (Max Weber) e Sistémica (Von Bertalanfy).
Nós seguimos a SISTÉMICA. O seu mentor foi Von Bertalanfy. É uma escola que considera mecanismos de retroacção, de imput e output. Estamos, portanto, na Teoria Geral dos Sistemas que considera a organização como um ente vivo que processa informação. Sistema aqui entendido como um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas.
A Teoria SISTÉMICA envolve os conceitos de:
Propósito, ou objectivo a atingir.
Globalismo, porque todo o sistema tem uma natureza orgânica. Qualquer estimulação em qualquer unidade afecta as demais.
Entropia, porque as organizações evidenciam uma tendência para o desgaste, desintegração e aumento do aleatório. À medida que aumenta a informação diminui a entropia, pois a informação é a base da configuração e da ordem. Nas organizações formais a falta a informação gera a degradação.
Homeostasia, porque vive em equilíbrio dinâmico entre as partes do sistema.
Significa isto que as organizações têm de ser abertas e permeáveis pois só as relações de intercâmbio com o ambiente as tornam num sistema adaptativo. Não vivem, pois, no isolamento. Esse é próprio dos sistemas fechados, onde não existem relações de intercâmbio. Não recebem nem influenciam o ambiente. Ora, as organizações que assim vivem são deterministas, olham para a análise crítica e, eventualmente, negativa como um ataque e não como um pressuposto fundamental na criação de futuro.
Porque a ENTROPIA MATA AS ORGANIZAÇÕES fica claro que a informação e o conhecimento constituirão o fermento diário desta ALTERNATIVA SPM.
Denegrir o SPM, essa é boa!