terça-feira, 24 de março de 2009

UMA PALAVRA DE ORDEM: MUDANÇA

Uma das grandes questões que se colocam às organizações é a definição clara da Finalidade e Missão. Neste particular P. Drucker observa:

"(...) finalidade e missão de uma organização são tão raramente consideradas que talvez essa seja a principal causa de frustração e fracasso".

Se considerarmos um outro autor, Andrew Campbell (livro Sentido de Missão, edições Cetop), a Missão congrega quatro elementos fundamentais:

Finalidade, a razão de existir, no nosso caso, do sindicato. Para que serve?. Quem beneficia com todos os esforços efectuados?
Estratégia, no fundo a posição competitiva e a competência distintiva. Isto é, a estratégia define o ambiente em que o sindicato compete e a posição que planeia deter nesse ambiente. No fundo, a competência distinta ou vantagem competitiva que possui ou planeia criar.
Padrões e comportamentos, isto é, as políticas comportamentais que suportam a competência distintiva e o sistema de valores. Não é mais do que transformar a finalidade e a estratégia em políticas e padrões de acção.
Valores, que são aquilo que o Sindicato acredita. São as convicções e princípios morais que estão por detrás da cultura do Sindicato. Porque os valores dão significado às normas e padrões comportamentais.

A nossa estrutura de trabalho e, naturalmente, comportamental basear-se-á nestes cinco elementos ao mesmo tempo que manteremos uma permanente visão do futuro. E, para isso, estamos a encontrar respostas face a quatro perguntas essenciais:

Quais são as questões básicas, fundamentais, que se colocam hoje em relação ao SPM?
Quais os nossos principais problemas? No essencial, a relação forças e fraquezas, oportunidades e ameaças.
Como é que a nossa organização sindical pode ser reinventada?
Quais são as grandes transformações a desencadear?

Estamos a trabalhar neste sentido. Primeiro, definindo, muito claramente o sentido de missão; depois, respondendo a um conjunto de questões que nos conduzam a uma estrutura que possibilite uma resposta adequada à nossa função e ao interesse dos nossos associados. Uma coisa é certa: CONNOSCO OS ASSOCIADOS PODEM ESPERAR UMA PROFUNDA MUDANÇA NA ATITUDE SINDICAL.