domingo, 22 de março de 2009

O FUTURO NÃO SE COMPADECE COM AS VITÓRIAS DO PASSADO

Foram trinta anos de lutas. Todos os que pertencem à grande família do SPM orgulham-se desse passado rico de iniciativas e de abnegado serviço que tantas direcções fizeram, com evidentes sacrifícios na vida pessoal e até profissional. Um passado também de muitas incompreensões sobretudo do poder político que hoje, sem rodeios, dizemos que valeu a pena a luta que muitos desencadearam em defesa da nossa profissão.
Mas se o passado é para ser conhecido e enaltecido, os conturbados tempos que vivemos não se compadecem perante a história. Todos sabemos que a situação hoje assume novos contornos políticos. Assistimos a atitudes umas vezes frontais, outras, subtis, de ataque aos nossos direitos. A multiplicidade de situações que estamos a viver implicam uma necessária resposta, com bom senso mas determinada, o que implica uma postura sindical atenta e consistente, que conduza o poder político a nutrir respeito pelo nosso SPM. Neste tempo de incertezas e de veladas ameaças o SPM não pode ser brando e conivente. Exige-se capacidade de negociação, determinação nos princípios e valores que nos orientam, exige-se distanciamento a qualquer apetite pela partidarização do nosso Sindicato, exige-se muito trabalho que fuja à rotina que tem vindo a perturbar a nossa afirmação junto de todos os Colegas.
Podem contar connosco. Nós sabemos que vamos contar com todos.

5 comentários:

  1. Em primeiro lugar, envio-vos saudações sindicais. Sou um delegado sindical(ex-dirigente sindical) que pertenceu a Direcções anteriores e que deu o seu contributo para algumas das lutas históricas que o SPM desenvolveu. Como muito bem dizeis, o passado é para ser conhecido e enaltecido, feito de muitas lutas, de muitas incompreensões, de divisões internas também (não sois os primeiros). Numa das divisões internas que vivenciei (como também pelo menos um dos elementos da vossa lista), a falta de ética de um elemento dissidente prejudicou a imagem do SPM, chegando ao ponto de promover conferências de imprensa a "lavar roupa suja", contribuindo para denegrir a boa imagem do SPM perante a sociedade. Não querendo fazer paralelismos, pois o caso não é esse, a última Assembleia de Delegados Sindicais, chegou, deveras a assustar-me, pois, em nome da legítima renovação e democraticidade interna, numa assembleia que não tinha esta finalidade, fez-se campanha eleitoral usando o símbolo do SPM (quando os estatutos do SPM ainda não o permitem) demonstrando-se, pela forma e pelo conteúdo que, afinal o DN Madeira não exagerou no seu título. Mais ainda, é de lamentar que seja a comunicação social a introduzir a verdade da divisão e da informação da constituição da lista alternativa, quando a coordenadora e o vice-coordenador (1º subscritor da lista alternativa) continuam a trabalhar lado a lado, até à finalização do actual mandato. Esta atitude não me é estranha, estou a reconhecê-la, de outros tempos, de outras direcções sindicais... porque será que persiste no tempo? É pena. O SPM pode precisar de novas ideias, não de velhas estratégias.
    Como poderia eu pertencer a esta lista? Sim, fui convidado.
    Só para finalizar, o uso de fotos de arquivo do SPM, numa "ante" pré-campanha, será ético?

    ResponderEliminar
  2. Se querem ser justos e distanciar-se de partidos deviam excluir da vossa lista gente ligada à CDU, BE e PS. Estão a se contradizer, deve ser o desespero da já adivinhada derrota!!!

    ResponderEliminar
  3. 1. As fotos aqui publicadas pertencem a associados e não aos arquivos do SPM. A instituição merece-nos o máximo respeito.
    2. Quanto a filiações partidárias repetimos que o Sindicato nunca foi e nunca será porta-voz dos partidos políticos.

    ResponderEliminar
  4. Olá pessoal! Sou professora com quase todos que visitam este blogue. Por favor tenham coerência com as vossas posições e aceitem de uma vez por todas que e democracia dá-nos o privilégio de contrapor, de discordar e aos mais audazes, permite saltar para a ribalta e prometer sair deste marasmo em que se caiu. Não invoquem filiações partidárias, por favor! Já que cá vêm insultar respondam-me lá: E a direcção de continuidade é assim tão insépia e inerta que todos que a ela se juntam ou mantêm são gente neutra sem sequer tendências partidárias? Relembrem-se das eleições da FENPROF e das acusações odiosas que fizeram. Sem querer fazer paralalismos relembro que ganhou o verdadeiro líder e a democracia continua bem viva! Viva o nosso SPM

    ResponderEliminar
  5. É urgente um sindicato forte, que respeite as diferenças, com pessoas que oferecem o seu esforço, a sua vontade, a sua intelegência, na defesa dos interesses e anseios dos educadores e professores. Não quero e condeno uma instituição onde alguns usam-na para interesses pessoais. Por isso, quando decidir provavelmente, estarei convosco.

    ResponderEliminar