sábado, 28 de março de 2009

VITALIDADE E PROJECTO EM PROL DOS ASSOCIADOS

JOÃO SOUSA, Candidato a Coordenador do SPM e MÓNICA VIEIRA, candidata a Vice-Coordenadora. São as duas caras mais visíveis de um alargado grupo de Colegas que dão corpo a esta candidatura de mudança nos hábitos e no pensamento estratégico sindical. Isto leva-nos a posicionarmo-nos em diferentes atitudes em relação ao futuro:

  • Esperar que o futuro aconteça para depois reagirmos. Trata-se de um posicionamento arriscado, porque vamos atrás dos acontecimentos.
  • Prever os acontecimentos do futuro para nos ajustarmos, pode não ter qualquer utilidade. Isto porque, geralmente, não somos capazes de reagir em tempo real.
  • Só nos resta, pois, fazer com que o futuro aconteça.

Nesta última situação estamos a partir do princípio que o futuro já está entre nós. Isto implica capacidade de imaginação e de sonho.

E para fazer acontecer o futuro...

Só temos que utilizar os instrumentos certos;
Escolher as estratégias apropriadas;
Desenvolver os projectos ajustados às mudanças que se querem desencadear;

Podemos então perguntar que vantagens existem quanto à necessidade de existir uma visão de futuro?

A primeira tem a ver com a necessidade de termos de saber as implicações futuras das decisões tomadas hoje. No fundo, o que é que acontecerá no futuro tendo em atenção aquilo que é decidido hoje.

A segunda tem a ver com as implicações que ocorrem hoje em relação aos acontecimentos do futuro. No fundo, o que é necessário decidir hoje em função daquilo que queremos que aconteça, ou que, pelo menos, presumimos que irá acontecer no futuro.

É de acordo com estas premissas que vamos trabalhar em prol dos NOSSOS ASSOCIADOS. Posted by Picasa