domingo, 29 de março de 2009

EM DEFESA DA VERDADE E DA ELEVAÇÃO DO DEBATE

Colegas,
A lista ALTERNATIVA SPM considera que as opções políticas, religiosas e de orientação sexual dos candidatos não são requisitos válidos numa sociedade aberta, democrática e respeitadora das diferenças. Cada um é o que é e isso só a ele diz respeito. Acreditamos que a diversidade é melhor que o monolitismo!
Os candidatos desta lista reúnem-se em torno de ideias comuns, de crenças e de convicções relativamente à Educação e à nossa profissão.
O Colega André Escórcio não é candidato a nenhum cargo na nossa lista, mas tão somente, e com muito orgulho nosso, o Mandatário da mesma. Convidámo-lo em homenagem ao facto de, e apesar de ser militante do Partido Socialista, toda a sua actuação, na Assembleia Legislativa da RAM, na imprensa e noutros fóruns, se ter pautado sempre por uma visão suprapartidária e na defesa intransigente das “coisas” da Educação. Melhor do que nós, os seus pares são disso testemunho.
Salientamos que o Colega André Escórcio, neste momento, ainda é dirigente do SPM e, em momento ou circunstância alguma, lhe foi feito qualquer reparo acerca da sua independência ou actuação partidária. Aliás, suspendeu a sua função de dirigente do SPM quando assumiu a função de deputado. O Colega André já foi deputado antes de ser dirigente do SPM. Como pode agora ser criticado se até aqui o aceitaram havendo inclusive na outra lista pessoas com o mesmo percurso mas que, ao contrário dele, mantiveram as duas situações, em simultâneo, de dirigente e de deputado. Haja um pouco de honestidade intelectual!
Temos o nosso rumo e não queremos assumir quaisquer comportamentos ou atitudes simétricas a ninguém, mas podemos garantir que na nossa lista não há candidatos que se tenham servido ou se queiram servir do SPM para trampolim dos seus projectos pessoais.
Em defesa da nossa classe, propomos aos nossos Colegas adversários que discutam ideias e não pessoas, evitando trazer para esta disputa sindical o pior do que a má política tem e que subamos o nível do discurso porque somos todos professores e, consequentemente, temos um acréscimo de responsabilidades éticas e sociais.
Helder Melim
Candidato a Presidente da Mesa da Assembleia pela Alternativa SPM
Posted by Picasa