sexta-feira, 27 de março de 2009

EM MATÉRIA DE POLÍTICA EDUCATIVA AS MINHAS VESTES PARTIDÁRIAS FICAM À PORTA DA ASSEMBLEIA

Escrevo não em resposta a alguém mas para situar imprecisões e, porventura, posicionamentos inadequados. Para que fique claro esta candidatura encabeçada por João Sousa não enveredará pelo dizes tu agora e logo respondo eu. Podem os meus ilustres Colegas estarem descansados. Estou aqui com todo o respeito por aqueles que apresentaram as suas candidaturas e por quem nutro simpatia e estima pessoal. Não confundo, nunca confundi, posições partidárias, seja lá de quem for, com o trabalho abnegado que tantos Colegas e ao longo de tantos anos têm realizado no SPM.
Ora bem, sou partidário e desempenho funções de Deputado na Assembleia Legislativa da Madeira. Sou, acima de tudo, PROFESSOR. Da minha participação política poucos certamente a ignoram. Do que alguns não sabem ou, lamentavelmente, passam ao lado, é que eu, em matéria de política educativa, não partidarizo a EDUCAÇÃO. Por diversas vezes, na Assembleia, afirmei em alto e bom som que “EM MATÉRIA DE POLÍTICA EDUCATIVA AS MINHAS VESTES PARTIDÁRIAS FICAM À PORTA”. Com todos os custos políticos que isso acarreta. Assumi e assumo esta posição em defesa da classe, porque tenho orgulho em ser professor. Todos os grupos parlamentares sabem qual o meu comportamento no Parlamento. Mais ainda. Quando assumi funções no Parlamento pedi a suspensão do meu mandato no SPM, mas continuei a escrever artigos de opinião no DN muitos dos quais em frontal oposição à Senhora Ministra da Educação. Ademais, não entendo uma certa posição do tipo… cuidado que ele pertence a um partido! Perdoar-me-ão mas parece-me ridícula. E isto porque pertenci, com muito orgulho, às direcções anteriores e não me consta que tenha gerado qualquer embaraço ao SPM.
Estou com o Colega JOÃO SOUSA, não por desconsideração a outros Colegas, mas porque julgo ser a melhor opção para o nosso sindicato. A sua experiência, a sua credibilidade, o respeito que granjeia na classe, a atitude firme e apaixonada com que se dedica ao trabalho em defesa da nossa classe, a sua capacidade de ouvir e de decidir fizeram-me, desde a primeira hora, manifestar-lhe a minha adesão e total empenhamento à sua candidatura. Simplesmente porque senti o desconforto que existia no SPM, porque acompanhei os conflitos e porque preocuparam-me as desistências. Decididamente, o SPM precisa do Colega JOÃO SOUSA.
E por aqui fico porque há muito por fazer em prol do nosso SPM. É o futuro que está em jogo.