terça-feira, 31 de março de 2009

FUMO, MUITO FUMO… E ONDE PÁRA A CIDADANIA?

O SPM ao defender um certo tipo de autonomia das escolas está a assumir uma posição política; quando defende um certo modelo de avaliação de desempenho docente está a assumir uma posição política; quando defende um modelo de direcção dos estabelecimentos de ensino está a assumir uma posição política; quando dá um parecer sobre um qualquer diploma, está a assumir uma posição política; quando entrega uma petição a pedir a contagem do tempo docente esta a assumir uma posição política; quando pede uma audiência a um governante para defender seja lá o que for que atormente a classe, está a assumir uma posição política; quando opta por uma central sindical está a assumir uma participação política, enfim, tudo, mas tudo o que de importante faz o sindicato de professores em defesa da classe constitui, na sua essência, uma actuação política. Sendo assim, então, negando essa vocação política do sindicato que restará ao próprio sindicato?
Uma outra coisa mais: os membros das sucessivas direcções do SPM nunca votaram para as eleições regionais, nacionais e europeias? Pelo menos uma vez? Então, se votaram, tiveram uma participação e opção políticas. Porque raio há pessoas com medo da política se, todos os dias, os seus actos pautam-se por opções de natureza política?
Ah… a partidarização! Já lá faltava a historieta! Mas se nunca houve partidarização do sindicato apesar de, uma parte dos seus membros ter, claramente, e ainda bem, ao longo da história, os seus interesses partidários para além do sindicato, porque são seres humanos com direitos de cidadania, que razões levam certas pessoas a criar nuvens de fumo e fantasmas? É que a ideia que fica quando tanto se insiste na partidarização política do Sindicato é que se deseja esconder alguma coisa. Será?
Da nossa parte não nos deixaremos enredar nessa teia. O que os professores desejam é um SINDICATO FORTE, UM SINDICATO QUE OS DEFENDA, UM SINDICATO RESPEITADO E COM BOM SENSO, UM SINDICATO LIVRE DE PRESSÕES, UM SINDICATO QUE UNA TODOS OS MEMBROS DA CLASSE EM TORNO DE OBJECTIVOS COMUNS, UM SINDICATO QUE VÁ AO ENCONTRO DOS VERDADEIROS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO E QUE AJUDE A RECUPERAR O PRESTÍGIO DE SER PROFESSOR. O resto, é conversa da treta.