sábado, 28 de março de 2009

POR UMA GESTÃO SÉRIA E PROFISSIONAL

A nossa equipa será pró-activa. A todo o momento teremos presente as implicações das decisões tomadas hoje nas respectivas implicações futuras. Por isso, toda a decisão tomará sempre em conta o futuro. E sendo assim, porque gerir implica decidir, assentaremos toda a nossa estratégia de trabalho no planeamento de curto, médio e longo prazo.
Simplesmente porque o planeamento é algo que se faz antes de agir. O planeamento constitui uma tomada antecipada de decisão. Não podemos ter boas decisões sem acreditarmos que o planeamento constitui um local de encontro de interesses vários, onde:

  • se determina uma estrutura lógica de tarefas a serem executadas.
  • as suas interdependências.
  • os seus tempos e espaços de execução.
  • os seus responsáveis.
  • os seus inícios e os seus términos.
  • o seu sistema de controlo.

O planeamento é, assim, um processo que se destina a produzir um ou mais estudos futuros desejados. O planeamento não é, para nós, uma previsão, não é uma tentativa de eliminar ou minimizar os riscos, mas é sobretudo a capacidade de assumir os riscos exactos, aumentando a capacidade de os enfrentar.

Entendemos o PLANEAMENTO como um processo contínuo e sistemático de tomar decisões, com o melhor conhecimento dos seus efeitos no futuro. Isto implica desenvolver esforços necessários para os pôr em prática, controlando permanentemente os seus resultados.

É neste quadro, de um SPM organizado e estruturado em moldes modernos, que pretendendemos enfrentar o FUTURO. A nossa classe profissional não pode perder mais tempo. A luta, neste momento, é contra o tempo, é de antecipar o futuro e estruturarmo-nos para uma capacidade de resposta aos problemas e aos desafios face aos quais seremos confrontados.

Precisamos de estar todos unidos, para que a nossa classe seja prestigiada e respeitada.