domingo, 29 de março de 2009

OS PROFESSORES NÃO SÃO ERVA DANINHA

Lemos para aí qualquer coisa do tipo, a 15 de Maio os Professores saberão "(...) separar o trigo do joio". Discordamos. Desde logo porque não aceitamos que uma significativa parte dos colegas se enquadrem no "Lolium temulentum" (wikipedia), tipicamente conhecida como joio (ou cizânia), que é uma planta anual de talo rígido que, usualmente, cresce nas mesmas zonas produtoras de trigo. Nos educadores e professores não existe, portanto, a chamada "erva daninha" semelhante ao trigo. O joio é o falso trigo e, portanto, por aproximação, não aceitamos a lógica de bons e maus colegas.
Temos COLEGAS, todos eles com dignidade pessoal e profissional. Partimos do princípio que o "projecto pessoal" de cada um circunscreve-se ao trabalho na escola, à dedicação, ao esforço abnegado, muitas vezes em condições difíceis e perante a incompreensão de governantes, políticos e outros que na Educação também gostam de palrar.
Nesta equipa, como bem sublinhou o Colega Helder Melim, o nosso candidato à Presidência da Mesa da Assembleia Geral, não há lugar a projectos e interesses pessoais sejam de que tipo for. A única coisa que nos junta é um SENTIDO DE MISSÃO, isto é, o trabalho com sentido de responsabilidade. Daí que se torne absolutamente necessário debater ideias, debater projectos, expôr-se a toda a classe associativa, sem rancores e sem olhos enviesados. O SPM, pela sua história e pelo respeito de tantos dirigentes que por lá passaram, merece outra elevação discursiva e os educadores e professores em geral uma etiqueta de verdadeiro TRIGO que todos os dias alimenta a ESCOLA DA REGIÃO.